novembro 23, 2014

Primeira Referência sobre impermeabilização na História

  • ESTÁ NA BÍBLIA

Procure no Gênesis, capítulo 6, versículo 14. Lá se encontra a primeira referência à impermeabilização da história. Durante as instruções para a construção da grande arca de Noé, Deus teria dito: “Faze para ti uma arca de madeira resinosa: farás compartimentos e a revestirás de betume por dentro e por fora”. Essas ordens foram providenciais para gerar um barco seguro e salvar as espécies no dilúvio.
  • O Betume
O betume bruto pode ser encontrado como um material sólido ou semi-sólido, e consiste principalmente em hidrocarbonetos. Sua formação pode ser atribuída à decomposição de organismos situados profundamente na crosta terrestre, onde eles foram afetados pela pressão e calor intensos. 

Usos históricos de betume podem ser rastreados até oito mil anos com a sua presença em várias ferramentas de Neanderthal. O uso pelos humanos deste material está datado já em 5000 aC. Sua origem antiga também pode ser vista no que se acredita ser a fonte da palavra betume, do antigo termo sânscrito "jatu" e "jatu-krit", que significa "pichar".



Avanços mais recentes levaram à produção de betume a partir de fontes não-petrolíferas, tais como milho, arroz e melaço.


  • Referencias históricas

O nome betume era aplicado para designar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. A Bíblia cita lagos de asfalto, usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares. Nabucodonosor pavimentara estradas com ele na Babilônia, os egípcios nos processos de mumificação e nas pirâmides. Romanos deram-lhe fins bélicos, como combustível em lanças incendiárias, no que foram imitados pelos árabes.

A indústria da construção utiliza 85% de betume para a ligação de asfalto dentro estradas, enquanto que 10% de betume são aplicados para coberturas. Provou ser um material valioso devido à sua resistência às intempéries.






Fonte :http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA3SMAE/apostila-sobre-impermeabilizacao
           http://www.metalica.com.br/o-que-e-betume
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Betume






0 comentários:

Postar um comentário